Musica do dia

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Um Brado Pelo Planeta

Hoje começa a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP15, em Copenhague, na Dinamarca.

N são os motivos para acompanharmos o que vai ser decidido lá. Conforme o editorial da ZH de hoje (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2740776.xml&template=3898.dwt&edition=13671&section=1058) :

"Os políticos em Copenhague têm o poder de moldar o julgamento da História sobre esta geração: uma geração que viu um desafio e o encarou, ou uma geração tão estúpida, que viu o desastre chegando mas não fez nada para evitá-lo. Imploramos que façam a escolha certa."

Mas não são apenas os políticos que tem o poder. Nós também somos responsáveis pelo nosso planeta: pequenas mudançs de hábito podem fazer muita diferença. Podemos, por exemplo, dar preferência ao uso de automóveis menos poluentes, com combustíveis alternativos. Além disso podemos tomar uma série de atitudes, como:
  • Adote o uso do sistema público de transportes;
  • Minimize a produção de resíduos, passando pela coleta seletiva e reciclagem: as casacas de frutas e legumes podem produzir um excelente adubo orgânico;
  • Ao fazer as compras, leve sua sacola. Evite as sacolinhas plásticas;
  • Não joque no lixo comum pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, remédios e óleo de cozinha. Eles contaminam o solo e a água que bebemos.
  • Não jogue lixo na rua ! O lixo jogado nas ruas entope os bueiros, causando as enchentes, além de poluir os rios mais próximos;
  • Contribua com a permeabilização dos espaços urbanos: deixe algumas áreas sem pavimentação no quintal de sua casa ou na sua calçada;
  • Faça uso racional de água: não deixar a água correndo ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar a louça,etc. Não use o vaso sanitário como lixeira: cada vez que você aciona a descarga, gasta, em média, 12 litros de água.
  • Reutilize a água da chuva para lavar o pátio, o carro e regar as plantas do quital;
  • Economize energia: apague a luz da peça da casa que não estiver sendo ocupada; aproveite a iluminação natural; apague o monitor do seu computador quando não estiver em uso; reduza o tempo de uso do chuveiro elétrico, do ar-condicionado, troque as lâmpadas da casa por lâmpadas econômicase na hora da compra de eletrodomésticos verifique se tem o selo da Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário