Musica do dia

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Palestra do Walter Cybis

Contato com o palestrante: walter.cybis@polymtl.ca
Local : UFRGS - Instituto de Informática
Horário : 12:45
Tema: Projeto UseMonitor: monitoramento de usabilidade pela análise de logs orientada a transações
Assuntos tratados:
- Ergonomia proporciona usabilidade. Ergonomia está relacionada com a qualidade do produto enquanto a usabilidade está relacionada com a qualidade de uso do produto. Pode ser mensurada.
- Fatores de usabilidade: além de Nielsen e da ISO 9241:11, destaca-se Bevan (1997) que apresenta como fatores de usbilidade eficiência relativa, tempo produtivo e tempo não produtivo (desvio, ajuda e erro).
- Monitoramento de usabilidade: as soluções devem ser fáceis e baratas, rápidas, capazes de indicar problemas e localizá-los, comparar versões e indicar se as novas versões possuem melhor usabilidade ou não.
- Soluções possíveis: testes de usabilidade e web analítica (análise de logs). Esta possui como vantagens: são registros da realidade e possuem necessidade de poucos recursos, acarretando em custos reduzidos. A principal desvantagem é o desconhecimento dos objetivos do usuário.
- Soluções sendo estudadas: (1) Análise de logs baseada na inferência dos objetivos dos usuários que completam as transações com sucesso evidente (quando o sistema envia uma mensagem indicando o final da transação) (2) Detectar situações evidentes de perda de produtividade dos usuários.
- Situações evidentes de perda de produtividade: cancelamentos, desvios, erros de execução, ajuda e inação.
- Situações de perda de eficiência são indicativos de problemas de usabilidade ?
- Experiência em um projeto ágil: definição de personas como forma de mapear os tipos de usuários do sistema. Idealmente o primeiro sprint deveria focar o projeto de usabilidade, utilizando protótipos. Durante o sprint o especialista em usabilidade prepara os testes, que são realizados ao final de cada iteração. Cada teste dura 2 dias e envolve 4 participantes (três externos e um interno). Cada sprint com duração de um mês, com intervalo de uma semana entre cada um para a realização dos testes.
- A partir de outubro de 2009 serão liberadas versões da ferramenta de monitoramento remoto UseMonitor (http://www.usemonitor.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário